AdSense

Entrevistas com componente prática


Já alguma vez foi apanhado de surpresa numa entrevista para um emprego técnico? Ia à espera de uma entrevista normal e acabou por se ver sentado em frente a um computador a testar programas? Siga os nossos conselhos e não volte a ser apanhado de surpresa.




As áreas tecnológicas requerem sempre, obviamente, um vasto conhecimento técnico, por isso, não é de estranhar que, numa entrevista para um lugar como programador de sistemas, por exemplo, testem o seu à vontade em frente ao computador.

Siga os nossos conselhos e veja como se deve comportar numa entrevista inesperada:

Espere um teste

Com tanta gente a competir para um só lugar, é natural que os entrevistadores sejam mais exigentes e recorram a outros métodos de selecção, como testes práticos. Não se assuste! Afinal, você é um especialista na matéria.


Não tenha receio

Não mostre receio quando se deparar com uma situação deste tipo. Não é o fim do mundo. Vai ver que não é tão difícil como parece ser ao princípio. Tudo se há-de resolver. Lembre-se que é apenas um teste prático.


Não se assuste

Este tipo de testes podem parecer assustadores, mas no fundo, são apenas testes muito simples e, por vezes não têm muita importância.


Não fique reticente

Você não ia preparado para um teste destes? Foi apanhado de surpresa? Não fique de pé atrás. Olhe para o computador e enfrente-o.


Mostre-se confiante

Você tem muita prática, mas no entanto essa prática nunca foi posta à prova. Relaxe e mostre-se confiante. Afinal, você é um pró em computadores.


Seja um comunicador

Os técnicos têm a reputação de não serem grandes comunicadores. Quebre este esteriótipo. Mostre que consegue explicar de maneira simples, concisa e objectiva tudo o que está dentro da sua área de conhecimento. Use palavras que impliquem acção (planear, iniciar), liderança (organizar, dirigir) e resultados (aumentar, contribuir) sempre que possivel.



Não seja arrogante

Não se mostre arrogante durante a entrevista, lá por ter o perfil ideal para o lugar em causa não lhe dá o direito de se comportar dessa maneira. Mostre interesse no emprego e refira tudo o que pode fazer pela empresa.


A área das novas tecnologias é talvez uma onde se encontram mais ofertas de emprego. Mas nem por isso deve pensar que uma aposta nesta área é uma aposta ganha. No entanto, se a oferta é grande a procura não é menor, e a maior parte das empresas acaba por ter de recorrer a outros métodos de selecção que vão para além de uma simples entrevista. Agora já sabe como agir.

0 comentários:

Enviar um comentário

Copyright © Dicas de Emprego